terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dia Internacional pela eliminação da violência contra as mulheres


Nunca é demais alertar para esta realidade. Não é um problema só de quem é vítima, é um problema de todos nós. Não basta só dizerem para terem coragem de denunciar para depois deixa-las regressar a casa porque não tem para onde ir ou então tira-las de casa e colocaram-nas em centros de apoio sem nada enquanto o agressor fica em casa a aguardar desenvolvimentos...é um tema bastante delicado, que mexe com pessoas, com crianças…com vidas! Hoje já é tarde demais… 

4 comentários:

  1. Eu vou ser um pouco bruta, mas também vou ser sincera: há mulheres que têm o "que merecem". Não digo com isto que merecem levar pancada, antes pelo contrário, sou contra qualquer tipo de violência, física e psicológica. Mas quantas mulheres casam-se com homens que, durante o namoro, já lhes batiam? Quantas mulheres recebem todos os indícios do tipo de homem têm ao lado e mesmo assim fecham os olhos? Mulheres que estariam muito a tempo de não começarem sequer nesse tipo de vida de angústica mas que mesmo assim estão convencidas que eles vão mudar.
    Acho que não é só necessário dar apoio a vítimas de violência doméstica como também é necessário haver uma mudança de mentalidade, incutir em todas as pessoas que ninguém merece levar tareia, ninguém deve ser saco de pancada e, mais importante que tudo para que isto seja realmente levado a sério, mentalizar as pessoas que mais vale sozinho que mal acompanhado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão em certos aspectos mas é precisamente como dizes as mentalidades têm que mudar! Mas também quantas mulheres não são mortas porque tiveram a coragem de fugir? Porque as nossas autoridades ou as nossas leis, ou sei lá de quem é a culpa vive sob o regime primeiro fazes queixa depois logo se vê...sabes uma coisa, que raio de civilização a nossa!! Ah...e violência não é só com mulheres, há muito homem que também sofre!

      Eliminar
    2. E, como sociedade, temos de dar apoio e força não só a essas mulheres (e, como dizes, homens) que tiveram coragem de fugir mas como também àquelas que ainda não fizeram nada porque têm medo do que lhes possa acontecer se fugirem e fizerem queixa à polícia.
      Mas depois há aquelas que ainda têm coragem de fugir, de fazer queixa mas depois voltam com a palavra atrás, retiram a queixa e voltam para eles porque, dizem, amam esses homens. Para mim, nestes casos, elas precisam, acima de tudo, apoio psicológico.

      Eliminar