quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Querido diário...

Não me considero uma facebookodependente, admito que houve uma altura em que passava bastante tempo por lá, postava fotos e partilhava cenas só porque sim. Também admito que o número de gostos obtidos numa foto consegue mesmo afectar o nosso sistema (ou então é o nosso sistema que já está afectado). Mas há medida que me fui apercebendo do quão ridículo é estar-se dependente de gostos para nos sentirmos melhores e mais valorizados, e de achar que ter 500 amigos é que é porreiro quando na realidade só estás regularmente com meia dúzia, comecei a perder o interesse naquilo. Principalmente porque uma grande parte desses gostos e pedidos de amizade vem de pessoas que não temos qualquer tipo de ligação (nem quando nos cruzamos na rua), de conhecidos da escola mas que nunca trocamos uma única palavra, vizinhos (que na realidade não os gramamos porque os achamos uns cuscos de primeira mas depois aceitamos amizade no face permitindo assim que tenham as noticias frescas à distancia de um login), amigos de amigos e depois lá vem a família e amigos mais chegados. Entendo que para algumas pessoas o facebook é uma ferramenta de trabalho e nesses casos, acho bem que aproveitem pois assim podem dar o conhecer o seu negócio sem gastar rios de dinheiro em publicidade (sorry agências de publicidade).
Não pensem que virei anti-facebook, nada disso, continuo a ir lá de vez em quando visitar aquelas páginas de humor, de receitas e de ideias para decoração que tanto gosto mas há um bom tempo decidi seguir a regra de evitar frequentar as redes sociais nos meus tempos livres, é que antes não fazia o que tinha planeado porque acedia ao face por dois minutos e vai-se a ver passou duas horas, isto não pode ser...eu não sou nenhuma miúda, tenho mais o que fazer!
Uma das minhas medidas iniciais evitar pegar no telemóvel quando estou com a família e amigos, a segunda foi desligar o chat (até em horas de trabalho que é quando a tentação é muito maior) e aí é que o pessoal se passa comigo, porque nunca me vêm online por isso nunca falam para mim (a sério??),  reclamam que nunca posto nada por isso não sabem nada da minha vida (adoro este argumento), que a foto de perfil é sempre a mesma, depois há aquelas colegas e amigas que postaram uma cena qualquer e como demoro muito a "gostar", mandam mensagens do tipo "Já viste o que eu pus no face?"; "Vai ao face e mete um gosto, anda lá!".

 Não estou a criticar quem passa lá muito tempo até porque como já disse, também fui assim, mas decidi abrandar um bocado, não quero ficar dependente disto.  Se querem falar para mim, liguem-me ou enviem uma mensagem (agora são de borla em todas as redes não há desculpa) ou melhor, vamos sair e tomar um café?


(imagem retirada do site Bored Panda)

1 comentário:

  1. Eu tenho uma teoria: as pessoas que estão "na net" há muitos anos, vêem o FB como uma coisa banal e que não vicia. No meuc aso, eu ando na net há 20 anos, passei por todos os chats, mirc, jantares, etc. O fb veio modificar muita coisa, é certa, mas certamente que a mim não me vicia.

    ResponderEliminar