segunda-feira, 29 de junho de 2015

Poste que pode ferir susceptibilidades portanto peço já que não se zanguem, é só a minha opinião, que vale patavina.

Já todos nós sabemos os benefícios da amamentação somando o facto de ser bastante prático porque tem-se ali a papinha feita e pronta a ser servida a qualquer hora e em qualquer lugar, ouvimos tudo isso da mãezinha, da avozinha, da vizinha e dos programas da manhã, mas eu cá, e corrijam-me se estou enganada, acho isso um acto muito íntimo e pessoal. Eu não tenho que levar com as mamas da prima ou da amiga  sem aviso prévio ou tempo para me preparar psicologicamente...é que sempre que vejo a naturalidade (e sei que é natural) com que sacam a mama para fora a frente de quem quer que seja e enfiam na boca do bebé, é impossível não focar os olhos na mama e no mamilo porque efectivamente a mama altera muito (não que saiba de cor como eram antes) e para quem nunca foi mãe, ficamos sempre admiradas (e as vezes chocadas...) com a modificação. 
E quando começam a queixar-se dar dores que têm, porque arde, porque greta, porque ele ferra (ou aperta??), das febres e no fim perguntam " E tu, quando pensas ter um?".  A sério? Essa pergunta agora? Daqui a uns dias depois de ter esquecido isto perguntas outra vez pode ser?
E quando se põe a família, os vizinhos, todos em volta a adorar o menino e a apreciar o belo acto da amamentação, do bebé a brincar com o bico da mama e a rirem-se imenso com as carinhas que faz...isso é tudo muito giro de facto, poder apreciar esses momentos, mas eu não sei se vou querer que o meu pai veja a minha mama. A minha mãe ainda estou naquela mas o meu pai, os meus tios, primos, vizinhos?? Nãooo...da maneira como sou (agora porque depois essas experiências tendem a mudar a forma de pensar) peço licença e vou para um canto dar de mamar ou então se o tiver mesmo que fazer em publico, logo verei como me posso resguardar um bocado. 

Repito, não sou mãe portanto não sei as modificações de que o meu corpo irá sofrer ou como irei encarar esta situação, uma coisa é certa, será o único período na minha vida em que terei mamas!

11 comentários:

  1. Eu penso como tu... não sei se depois será diferente (e espero que não), mas acho que é um momento íntimo e não um espetáculo público.

    ResponderEliminar
  2. Olá, tem graça, já dei de mamar, sou completamente a favor mas oponho-me contra a exposição, fazia questão de estar sozinha no quarto e fora de casa, recolhida de olhares. Nunca consegui dar de mamar com aquela naturalidade que já vi noutras mulheres, que põem tudo de fora como se fosse a coisa mais natural do mundo. Natural é dar de mamar, não andar com as mamas à mostra.
    Concluindo: concordo em absoluto!

    Mimos ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu também sou "treinadora de bancada" no que toca a estes assuntos, mas acho que não consigo. Dar de mamar com plateia é esquisito (para mim, que nunca fiz sequer topless), é um momento íntimo e estar ali a dar de mamar com pessoas a comentar … faz-me confusão.

    ResponderEliminar
  4. Já tive dois filhos , o último mamou até aos 16 meses e posso dizer que para mim dar de mamar é um ato normal entre mãe e filho e sim , cria uma ligação muito forte entre os dois .
    Dei de mamar de maneira descontraída à frente de algumas pessoas , aquelas mais intimas . Mas depois , quando temos que dar de mamar e há visitas em casa , estamos na rua ou sitios publicos há maneiras ed contornar a situação , uma simples fralda de pano por cima da mama é o suficiente para não chocar a opinião dos outros .
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Já tive dois filhos , o último mamou até aos 16 meses e posso dizer que para mim dar de mamar é um ato normal entre mãe e filho e sim , cria uma ligação muito forte entre os dois .
    Dei de mamar de maneira descontraída à frente de algumas pessoas , aquelas mais intimas . Mas depois , quando temos que dar de mamar e há visitas em casa , estamos na rua ou sitios publicos há maneiras ed contornar a situação , uma simples fralda de pano por cima da mama é o suficiente para não chocar a opinião dos outros .
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Estou como tu, também não entendo bem a adoração por amamentar. Mas pronto, acho que é porque, se deus nosso senhor quiser, ainda me falta muito tempo até lá xD

    ResponderEliminar
  7. Estes assuntos são sempre polémicos, mas eu já tive um filho, já dei de mamar e continuo a não achar gostar de ver as mamas das outras como também não gostava que estivessem a olhar para as minhas naquela altura!

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que isso vai da ideia de cada um, acho que há mulheres mais resguardadas nesse campo do que outras! Mas eu não sendo mãe como tu, também acho que não quero que toda a gente me veja a amamentar!

    ResponderEliminar
  9. eu sempre deixei a sala e ia para o quarto descansadinha dar de mamar!
    nos sitios públicos tentava ir para o carro e estar sossegada!

    ResponderEliminar
  10. Lá está, isso é com cada uma. Não acho mal, nem sou mãe, mas posso garantir que não o fazia, assim como não uso decotes reveladores na rua :)

    ResponderEliminar
  11. Eu também não sou mãe mas concordo contigo. É um momento privado e uma coisa é fazê-lo ao pé de amigas próximas, da mãe, da irmã, mas não para todo o mundo ver num evento familiar.
    É natural? Claro que sim, mas é um momento que não é para ser partilhado com o mundo.

    ResponderEliminar