quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Que modenos eles estão...

O mundo está a mudar, aliás, o mundo está sempre a mudar. O que hoje está IN amanhã está OUT; os amores de hoje são os desamores de amanhã; a novidade de hoje é a velharia no dia seguinte...vocês estão a perceber! Eu, que sou muito observadora, cada vez mais me pasmo com passividade (para não chamar preguiça) do ser humano, principalmente desta nova geração, que tem tudo à distancia de um click e que nos fazem sentir velhos sempre que contamos alguma aventura da nossa, não muito longe, infância com comentários do género " Em que século foi isso?" ou " Vocês onda não sofrem de Alzheimer? “ou quando simplesmente tentamos incutir algo de novo na vida deles mas velho e absolutamente espetacular nas nossas vidas e a resposta que obtemos é um olhar de " Vou já a seguir!".

Brincávamos nos recreios, nos adros das igrejas, no quintal do vizinho, qualquer espaço era bom para a brincadeira e nem a chuva nos parava, estávamos constantemente cheios de nodos negras, joelhos e cotovelos esfolados...agora conhecem isso tudo através dos jogos e jogam uns com os outros à distância!

Quando queríamos saber como estava o tempo lá fora, íamos à janela ou, para uma analise mais aprofundada, íamos à varanda, agora consultam o telemóvel com três dias de antecedência e já está. Eu também podia fazer isso mas o habito de ir à janela é mais forte. Sabe-me bem abrir e ver olhar lá para fora e quando está solinho? Ui... sabe-me pela vida apanhar aqueles primeiros raios quentinhos da manhã.

Se quiséssemos saber "alguma novidade" ou obter confirmação sobre algo, bastava ir ao café da zona ou então à missa, agora basta ir ao Facebook.

Quando tínhamos uma paixoneta por alguém e queríamos saber coisas sobre a vida do fofinho, organizamos uma verdadeira operação top secret de caça ao homem, envolvíamos toda a gente da nossa confiança, perguntávamos à amiga, do amigo, da prima do tio informações sobre o nosso quiduxo...podia demorar, mas aquela emoção é indescritível. Agora vai-se ao facebook.

Se tínhamos dúvidas em relação ao que tínhamos vestido, perguntávamos à mãe ou então esperávamos impacientemente pela chegada da amiga ou do namorado e isto originava atrasos, mas a causa era compreensível. Agora posta-se uma foto no Facebook e se tiver muitos gostos é porque está-se bem!

Segundo a Carrie Bradshaw o melhor desporto é ir às comprar e todas nós, nascidas nos anos 80, temos recordações fantásticas das idas às compras com as amigas, entrar em tudo quanto era loja, experimentar tudo e mais alguma coisa, até aquelas roupas mais pirosas...o divertimento estava garantido! Hoje comprar-se tudo pela internet...de quando em vez, também compro, mas não é a mesma coisa!

Não havia grandes critérios na escolha do café, desde que tivesse um ambiente fixe para estarmos um bocado a jogar conversa fora era perfeito, até no tasco do tio Manuel estávamos bem...hoje em dia espaço publico sem Wi-fi é totalmente out. 

Se o teenagers está na outra ponta da casa e quer "chamar" por alguém...manda um sms a dizer " Anda ao meu quarto!"

Estou com receio que esta malta ainda se esqueça de coisas tão simples como...falar!!

4 comentários:

  1. E aqueles tempos em que se querias falar com alguém que estava longe, mandavas uma carta e esperavas dias ou semanas até tér uma resposta? E aqueles tempos em que a viagem mais longa que fazias era tanto quanto o teu burro e respectiva carroça permitissem? E aqueles tempos em que para ti um passeio era aquilo que fazias quando fugias de um predador para a caverna mais próxima, e não vias televisão porque ainda nem tinham inventado o fogo?
    Os teus antepassados todos estão agora a criticar a tua infância e cheios de medo naquilo que te vais tornar em adulta. Mas a tua versão adulta sente-se, certamente, uma pessoa decente, apesar de ter sido tão contra-natura em relação ao que veio antes.
    Há que ter esperança. A cada geração há mudança e isso nunca impediu que as novas gerações tivessem um punhado de boa gente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim...todas a gerações têm boa gente, gente que fica para a história ou para sempre na memoria. :)

      Eliminar
  2. Olá Ana

    passei aqui para te dizer que decidi encerrar o blog (belledujour) e abrir um novo. Será um novo começo, um novo desafio. Este é o novo blog: mmaktubb.blogspot.pt

    Um beijinho.

    Belle

    (não me recordo se te enviei um email a avisar por isso deixo esta msg aqui)

    ResponderEliminar
  3. Eu só tenho 20 anos mas compreendo isso. Sou adepta das tecnologias mas não tenho facebook. Nos meus anos não recebo parabéns de muita gente por causa disso. No séc.XXI as pessoas já não sabem a data de aniversário se não tiverem facebook...

    Enfim..eu começo a odiar tecnologias mas sei reconhecer que infelizmente já não vivemos sem elas.

    Xoxo,

    C.C.

    ResponderEliminar