segunda-feira, 11 de março de 2013

Constatações matinais


Hoje de manhã estava a ver a Edição da Manhã na SIC (já faz parte da rotina) e às páginas tantas, começa a dar uma reportagem sobre a Moda Lisboa onde além de se falar dos desfiles dos nossos estilistas o jornalista também entrevistou uma serie de jovens e o tema tinha de ser a crise, diferenças de viver em crise, alterações na vida, preço das roupas e ouvi alguns dizer coisas do género " Corto tudo menos na roupa!"; " Para já ainda não senti muito a crise, continuo a fazer tudo o que fazia antes!"; " A crise é um mito ainda há muita gente com muito dinheiro para gastar"; " Estes ténis custaram-me uns 300€" e mais umas quantas coisas...naquele momento, e muito rapidamente, cheguei à conclusão de que, definitivamente, não pertenço a esse grupo de pessoas que ainda podem continuar a fazer o que faziam antes, as mesmas compras, saídas, idas ao cabeleireiro! Pertenço sim aquele grupo que se esfola a trabalhar 9 horas por dia, para ver o seu ordenado a ir praticamente todo para as despesas da casa, alimentação, combustível e o pouco que sobra é para guardar pois não se sabe o que pode acontecer no resto do mês! Não quero com isto dizer que não cometo uma ou outra loucura de comprar uma peça de roupa ou um par de sapatos e de vez em quando ir até ao cinema, jantar com os amigos...mas é de vez em quando e tudo a preços modestos! São mais os fim-de-semana que passo em casa, que janto em casa, que tomo café em casa e que recebo os meus amigos em casa do aqueles que saiu e não deixam de ser serões bem passados, aliás até acho que são dos melhores! Se queremos ir a qualquer lado mais caro…andamos uns meses a amealhar e só depois é que vamos, longe vão os tempo em que enquanto uma dizia; “ vamos?” a outra respondia; “ Já devíamos de ter ido!”. Estamos muito mais ponderamos, não haja dúvida! E muito mais coisas que tive de alterar para poupar mais uns trocos…não deixei de viver, simplesmente tenho que ser mais imaginativa, puxar pela carola!

Não falo isto com inveja dos que ainda podem continuar a viver as suas vidas sem alterações,ainda bem que continua a haver gente com poder de compra! É só uma constatação matinal!

6 comentários:

  1. Pois, eu também fico chocada com essas afirmações, por vezes penso que serei a única e que a crise apenas bateu à minha porta!!
    Tem um bom dia! :)

    ResponderEliminar
  2. Há muita gente a viver das aparências. Devem de julgar que é isso que os permite viver, existir. São trapos, jóias, nada mais... Não são mais que cabides ou bengaleiros. Pessoas pobres de espírito e ricas no embrulho que as reveste... Boa semana ;o)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é uma generalização grave. O facto de uma pessoa se vestir todos os dias como se fosse uma mistura de passadeira vermelha com prima da Lady Gaga não quer dizer que não tenha nada na cabeça. A realidade é que há pessoas que gostam de viver uma certa personagem, mas isso não quer dizer que sejam pobres de espírito.

      Eliminar
  3. Antes, eu reprovava internamente o tipo de pessoas que descreveste. Agora não, de todo. É tudo uma questão de prioridades. Quem gosta, quer e pode, que faça o que lhe apetecer à vontade. Se calhar essas tais pessoas passam um ano sem ir ao café e ao cinema só para investir numas sapatilhas de 300 €. Prioridades... cada um tem as suas e, em certos casos, são como os gostos: não se discutem.

    ResponderEliminar
  4. Concordo! Por aqui deixámo-nos de jantar fora - convivios agora é mesmo em casa! Entre outros cortes que fizémos, mas é verdade que muita gente vive de aparências e de crédito!

    ResponderEliminar
  5. Também já estive melhor, agora é tudo contado ao milímetro...

    ResponderEliminar