sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Famílias de acolhimento.


Eu e a minha mãe somos uma espécie de família de acolhimento (prefiro chamar só família, mas pronto) de uma menina de 12 anos! Conhecemo-la desde bebé, sempre frequentou a nossa casa, ia connosco para todo o lado, sempre a consideramos da nossa família. Há 4 anos atrás perdeu a única pessoa que tinha na vida, a avó (a mãe abandonou-a e o pai nunca quis saber dela). Tudo aconteceu numa altura em que, supostamente, as nossas vidas iam sossegar, tinha acabado de mudar de casa, os meus pais de se divorciar e de repente, eu e a minha mãe, vemo-nos a braços com uma criança que pedia para ficar connosco...o que poderíamos fazer? Se não a acolhêssemos iria parar a uma instituição qualquer (não desfazendo as instituições e o seu trabalho), a própria Segurança Social preferiu entrega-la aos nossos cuidados porque viu que realmente era para o bem da menor. Era uma criança amedrontada e insegura quando entrou no nosso lar e agora é uma menina-mulher inteligente, convicta, sossegada, responsável e humilde...também fazemos por isso! Menos sendo uma menina, temos sempre em conta o que pensa e o que sente! A minha mãe estraga-a com o mimo e eu tenho a pior parte, a de disciplinar, a de assegurar que se deita a horas, que faz os trabalhos de casa, tentamos ensina-la a ser uma pessoa independente e responsável para que um dia mais tarde tenha as ferramentas necessárias para se desemrrascar.

Toda a gente diz que o que fazemos é de louvar, que não tinham coragem, que é um risco muito grande, porque envolve sentimentos, porque deve ser difícil educar alguém que não é "nosso", por correr-se o risco de a qualquer momento a mãe aparecer e querer leva-la...e é verdade, a mãe não abdicou da guarda mas também não faz nada para ser uma mãe de verdade, a não ser dar palpites!

Essa, a meu ver, é a pior parte e a que menos entendo, primeiro porque trata-se de um mulher que vai no terceiro filho (tirando os abortos), todos de pais diferentes, uma está connosco, o segundo foi entregue à adopção pois o companheiro dela era violento com o menino e a terceira ainda está com ela mas vive os tormentos da vida pois o actual companheiro é uma pessoa...que nem sei explicar bem, mas a única palavra que me vem à cabeça é: nojento! E por tudo isto não entendo como é que a Segurança Social autoriza que nós tenhamos que "levar" com esta gente, que a única coisa que fazem é alterar o estado emocional da menina! Tenho de receber em minha casa gente que não me diz absolutamente nada só porque dizem que são da família e que (agora) a querem ver! Mas eu atingi o meu limite! Se a querem ver, tudo bem, mas não entram na minha casa, não quero gente estranha a mexer nas minhas coisas, a ver o que temos, a fazer um monte de perguntas sobre a nossa vida e a dar palpites quando deviam era estar calados! Por causa disto, dou por mim a zelar em excesso e a estar sempre atenta a tudo...pois sei que ao mínimo erro cometido pela nossa parte, à pequenina coisa que aconteça, coisas que certamente vão ser normais acontecer a um adolescente, estamos tramadas! 

O nosso dever é assegurar um futuro bonito para ela e esperar que tenha orgulho de pertencer à nossa família e se um dia quiser ir para junto da mãe,  pois que seja feita a sua vontade! 

Se recebemos alguma ajuda para a criar?? Não...porque a mãe num acto de loucura disse em tribunal que podia ajudar e ficou obrigada a dar 200€ por mês...até agora nada!!  E ainda por cima tivemos de pagar custar de tribunal por termos denunciado a falta de incumprimento da mãe. Mas graças a Deus não lhe falta nada...tem um lar, comida na mesa, serões divertidos...um família!

Perguntam-me muitas vezes se vale a pena, a minha mãe responde sempre que se é para fazer alguém feliz então vale sempre a pena!!

3 comentários:

  1. Um bem haja para voçês, amar sem laços de sangue para muitos é dificil e em circunstância assim muito mais ainda. Também concordo que devas zelar o teu espaço a essas pessoas, não tens obrigatoriedade em recebê-los em tua casa, acredito que isso te deva deixar muito incomodada, pois só abrimos a porta do nosso lar a quem queremos e essas pessoas deviam era de ter vergonha na cara. Bom fim de semana ;o)

    ResponderEliminar
  2. Vale a pena e é mesmo de louvar :) parabéns! Ainda bem que essa menina tem quem goste dela, uma sorte ter-vos encontrado. Ou então estava destinado :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela vossa atitude! Têm certamente grandes almas! :) Uma grande força para essa luta!

    ResponderEliminar